EQUIPE:
Karen Roberta
Thaiane Leal
Maria Eduarda
Samir Bulhões
João Daniel
7º ano A
ONDE FICA?
Rua do Areamen, Laje-Ba.
FEITA DE QUE?
Bloco, cimento, areia, piso, madeira, telha, etc.
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1973
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS:
26 pessoas.
INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Escola Municipal Professor Padre Walter Jorge Pinto de Andrade ( PEWAL), possui 2 banheiros, 2 bebedouros, incluindo um filtro, 8 salas de aula, uma diretoria e áreas para recreação. Funciona em dois turnos, matutino e vespertino, com turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, além de uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 3 salas do projeto Mais Educação que funciona em outro espaço (antigo matadouro municipal).
OBJETIVO DA ESCOLA:
Prestar serviço de qualidade, visando os valores, conceitos e visão de mundo, mostrando seu potencial e ser reconhecida como uma instituição de qualidade.
SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): É utilizada por crianças e adolescentes especiais. Tem o sistema braile, alfabeto em libra. Professora coordenadora, Maria da Conceição.
AS PLACAS: Servem para mostrar as informações necessárias sobre a escola como nome e ano de formação.
ATIVIDADES: Feitas pelos alunos do 3º ano sobre os pontos históricos de Laje como Estação Ferroviária, onde hoje funciona a Cesta do Povo, Biblioteca, entre outros.
CANTINA: Onde é preparada a merenda escolar. Nela trabalha duas funcionárias, Keu e Maria da Paz (Paezinha) que inclusive é cozinheira da escola há 17 anos.
PAU-BRASIL: Árvore plantada por alguns integrantes do grupo quando estudava da escola PEWAL. Inclusive, também é um patrimônio cultural por fazer parte da história do Brasil.
TROFÉUS: Foram 24 troféus conquistados em jogos escolares demonstrando a valorização dos esportes pela equipe da escola, através do bom desempenhos dos alunos.
SALAS DO MAIS EDUCAÇÃO: Antigo matadouro municipal que foi reformado para funcionar a Mais Educação, já que fica próximo da escola. O projeto Mais Educação foi desenvolvido com o objetivo de resgatar valores, bem como importante para reforço em matérias que os alunos apresentar dificuldades.
BANHEIROS: São dois, um feminino e outro masculino.
SALAS DE AULA: São oito salas de aulas que funcionam com turmas do 1º ao 3º anos do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Todas ornamentadas para deixar o espaço escolar bem divertido.
ENTREVISTAS:
NOME: Amanda Oliveira, 32 anos.
ENDEREÇO: Loteamento Expansão
OPINIÃO: Hoje o PEWAL contribui para o ciclo da educação de 1º ao 3º ano.
NOME: Geórgia Ramos (ex-aluno da escola), 28 anos.
ENDEREÇO: Rua do Areamém.
OPINIÃO: No meu tempo não havia livros, as cadeiras eram de madeiras, o lanche era pego por todo mundo. Os professores eram mais duros.
NOME: Kátia Oliveira, 40 anos.
ENDEREÇO: Lot. Santo Antônio.
OPINIÃO: O PEWAL foi e continua sendo uma escola muito importante. Tenho um casal de filhos que estudam lá e o mais velho já estudou e hoje não estuda mais. Os funcionários são muito competentes.
NOME: Nikássia Brito, 31 anos.
ENDEREÇO: Lot. Santo Antônio.
OPINIÃO: O PEWAL é a melhor escola de Laje.
NOME: Maria da Paz (Paezinha da Cantina).
ENDEREÇO: Rua do Cemitério.
OPINIÃO: Eu trabalho aqui como cozinheira há 17 anos. Essa escola foi fundamental para a minha formação como pessoa e profissional. Agradeço a Deus por trabalhar aqui, não tenho o que reclamar da direção, só a agradecer por ter pessoas de bom caráter em minha vida.
A escola PEWAL é um patrimônio cultural porque é importante para as pessoas em seu meio, como professores, alunos e pais, e que serve para ajudar e influenciar de maneira positiva na formação de crianças e adolescentes, e consequentemente de forma semelhante a suas famílias. É importante também para marcar a passagem do Padre Walter que muito incentivou a construção desta escola na comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário