- Gisele Maira dos Santos
- Ivana Oliveira de Jesus
- Jadiane Cruz da Silva
- Joice Borges dos Santos
- Wirlayne dos Santos Bastos
7º ano C
Importância das Festas Juninas
As festas juninas, embora sejam comemoradas em todo o Brasil, é na região nordeste que ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagem aos três santos católicos: São João, São João, São Pedro e Santos Antônio. Em Laje, uma das formas de se festejar esses momentos são os arrastões.
Licor do Jegue
É um arrastão realizado em Laje- Ba, no mê de julho e não tem data específica. Ele é realizado há 8 anos. Os principais organizadores são Roque Fina e d. Luzia. Participam dessa festa, aproximadamente 100 pessoas. Quando a festa acaba já começa a organização da festa do próximo ano.
Eles arrumam o local da festa, arrumam o jegue, contratam uma banda local , que canta ao vivo em cima de um carro de som. Cada ano organiza-se uma camiseta que sempre é bastante colorida.
Em sua trajetória, ele vão da Rua do Penedo à Rua do Calabar, passando pela rodoviária, depois sobem até a casa do prefeito, onde são servidos vários petiscos e bebidas.
Os patrocinadores deste ano foram: Divina Modas, Thilica Babys, Lanche Fino, dentre outros. Eles colaboram com a confecção das camisetas e outras coisas.
O Licor do Jegue é importante porque traz alegria e felicidade para todos que participam.
Entrevistamos Roque Fino e ele nos explicou que o Licor do Jegue surgiu com a ideia dos barraqueiros que trabalhavam no São João, que geralmente eram chamados de recepcionistas. Com os festejos juninos, reúne os amigos e a família para comer churrasco e beber licor. Depois disso resolveram pegar um jegue e enfeitar, colocar um garrafão de licor em cada lado do jegue. Teve uma aceitação e ficou até hoje.
Famoso jegue enfeitado com toda elegância, e carregando os vasos de licor.
A foto está mostrando a blusa do Licor do Jegue de 2015. Nela aparece a imagem do jegue e acima está escrito "Forró dos Barraqueiros", lembrando a origem da festa.
Na foto, um homem puxando o jegue, a atração principal. Atras do jegue está o carro de som, que acompanha o jegue e toca música para o povo dançar e se divertir, enquanto percorre as ruas da cidade.
Arrastão do Calabar
O arrastão é realizado na cidade de Laje-Ba, no Bairro do Calabar, e tem 5 anos de tradição. As organizadoras são dona Rita e Andreia.
O arrastão surgiu de uma ideia de juntar todos os moradores para curtir o São João. Passado um ano, eles resolveram criar o arrastão do Calabar, que hoje tem aproximadamente 120 pessoas.
A preparação é logo no começo do ano, pois há muitas coisas para organizar. Depois, quando já está próximo, sai um carro de som avisando quando vai acontecer o arrastão. Os patrocinadores são Rita, Miriam e Zé, que colaboram com as camisas.
Falamos com D. Rita e ela nos explicou que o arrastão surgiu com a ideia de divertir o povo no período de São João e todos gostaram e existe até hoje. Também falou que cada ano tem uma camiseta com uma frase, e a deste ano foi: "Tem jeito não, Calabar 5 anos de arrastão".
O povo com bastante alegria na Rua Leonel Brito, participando do Arrastão do Calabar.
A parte em que os homens vão para a frente e rodam as mulheres como se fossem brincar de ciranda.
Povo dançando e se divertindo.
Miriam Pereira em cima do carro de som animando a arrastão e todos que a escuta.
Arrastão do CEMI
Arrastão realizado em Laje, no mês de junho e não tem data específica, e acontece há 15 anos. Sua organizadora é Maria Paula Gomes e participam, aproximadamente, 200 pessoas. Sua preparação começa sempre que termina um arrastão, portanto cerca de um ano de preparação. O arrastão passa pelas ruas da cidade como o Penedo, a rua da Rodoviária e encerra na Rua da Estação. é festa o dia todo comendo, bebendo e dançando. A camiseta cada ano é diferente.
Falamos com Paula Gomes e ela nos explicou que o Arrastão do CEMI começou no anos de 2000, que antes não era essa comemoração todo. Eles saiam batendo panelas de porta em porta, descendo no Calabar, passando na casa do prefeito e paravam no local da festa de São João da cidade. Gostaram e ficou essa tradição até hoje.
Maria Paula Gomes em cima do carro de som alegrando o arrastão por onde passa.
O povo caminhando no arrastão, bebendo e se divertindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário