segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SALÃO PAROQUIAL PADRE ZEFERINO BERNARDI

EQUIPE:

  • Jeinny Eduarda
  • Samara Mota
  • Sanara Mota
  • Jobson Nilton
  • Vanessa
9º ANO A

O salão paroquial destina-se para uso em atividades internas-religiosas, como reuniões, eventos de pastorais, celebrações litúrgicas, dentre outros eventos da paróquia. O salão que nós vamos mostrar é o Salão Paroquial Padre Zeferino Bernardi, localizado na Rua 20 de Junho, na cidade de Laje- Ba e inaugurado em 7 de janeiro de 2001. Ele é usado pela paróquia para reuniões, comemorações e eventos dos grupos da igreja católica. Tiramos várias fotos para mostrar algumas coisas do salão.

Frente do salão paroquial

Escada que dar acesso a parte superior do salão.

Parte interna do salão.

Foto do salão em processo de construção.

Um quadro que fica pendurado no salão com foto do início ao final da sua construção.

Igreja Católica de Laje-Ba, da qual pertence o salão.

Placa exposta na frente do salão. Nela há informações importantes como o nome do salão, a data de construção e o porque do nome.

De acordo a placa, o nome do salão é Centro Paroquial Padre Zeferino Bernardi, homenagem a este padre saletino, que durante vários anos de sua vida dedicou seus serviços missionários na Diocese de Amargosa, da qual Laje pertence e contou com a sua presença marcante por alguns anos. Hoje este padre já se encontra falecido.

Entrevistamos Rita Maria de Sousa, secretária da igreja, perguntamos para ela qual a importância do salão e ela respondeu que "O salão paroquial é uma espécie de apoio para alguns eventos e reuniões dos conselhos e pastorais da comunidade, espaço muito importante para o desenvolvimento até de alguns projetos". 

Também entrevistamos o seminarista da paróquia, Antônio Carlos de Souza, conhecido como Xico, e perguntamos por que o salão paroquial é um patrimônio cultural que deve ser preservado, e ele respondeu "porque é um espaço que serve para encontros religiosos e direcionados à comunidade paroquial".

O salão paroquial de Laje é um patrimônio cultural, que conta a história religiosa e espiritual de uma religião seguida por muitos lajistas. Devido a sua importância para a paróquia, é de interesse a sua preservação para se manter as atividades ali realizadas e de grande relevância para a permanência da identidade religiosa do povo católico de Laje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário