- Thaila Letícia Ferreira
- Nara Vitória Soares
- Tainá Santos
- Maria Évelly Silva
- Marlon Santos Fonseca
8º ano A
Uma das festas mais tradicionais da cidade de Laje são os festejos juninos e junto com eles os arrastões das ruas: Penedo, Calabar, Cemitério e Rua da Ladeira. Assim, é tradição nos últimos anos, os moradores dessas ruas desfilarem pelas principais ruas da cidade, visitando casas trajados com camisas personalizadas com a temática da festa e muito som para animar o cortejo.
Em 2010 um grupo de amigos da rua do Calabar resolveu organizar, no dia 25 de junho, no período dos festejos juninos, um arrastão como objetivo de percorrer a cidade de forma alegre e criativa, por ser uma forma de resgatar uma manifestação cultural do município de Laje.
Para organizar o movimento, as amigas Miriam, Rita Nide, Andreia, Paulinha, Celina e Jack, contaram com a contribuição dos comerciantes, vereadores e donos de empresas locais, para contratar banda e pagar demais despesas do arrastão, que conta hoje com a participação de aproximadamente 400 pessoas.
Geralmente o arrastão começa a ser planejado com um mês de antecedência para dar tempo de decidir sobre o tema da festa que será estampado na camisa, preparação esta que é feita pela equipe de organização.
no dia do arrastão o percurso é feito pelas ruas da cidade, com coro de som e músicas juninas. Depois da caminhada, a multidão se concentra na Rua do Calabar para apreciar a apresentação de quadrilha ao som de bandas, onde todos animados, aproveitam o momento para dançar, beber e comer os protos típicos do mês de junho.
A foto mostra Miriam animando a multidão, no momento que passa pela Rua João Pessoa.
Pessoas dançando atrás do carro de som, enquanto passam pela Rua 1º de Maio.
As pessoas curtindo a apresentação da banda local Ademir e Nilda, na Rua do Calabar.
Foto de Miriam, acenando para o povo, na Rua da Estação.
A foto mostra a animação do povo enquanto percorre a Avenida José Augusto Sampaio.
A foto mostra uma manifestação de amizade na Praça da Matriz, com a corrente humana, demonstrando o que sentem uns pelos outros.
Passagem do arrastão em frente a Igreja Matriz.
Arrastão do Calabar no momento que passava pela Rua Leonel Brito.
A animadora Miriam exibindo seu traje do arrastão. Chapéu de Lampião e a camiseta confeccionada para o evento, para todos os participantes.
Pessoas esperando uma das atrações do arrastão, OZ MALAZ DO FORRÓ, em frente a um prédio que fica na Rua do Calabar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário