- Caroline Silva
- Amanda Pereira
- Naíres Barbosa
- Marlon Santos
9º ano A
O matadouro aqui fotografado localiza-se no município de Laje -Ba, e foi construído pelo prefeito Ruy José de Almeida, em 1967. Ele era um lugar usado para o abate de gados. Ao lado do curral foi construído um local para que pudessem lavar e limpar as carnes dos animais. Nesta parte tinha geladeiras e feixes para que as carnes que ficassem lá fossem conservadas.
Antigamente a frequência maior no matadouro era aos finais de semana. Nas tardes de sexta-feira, os donos de açougue levavam seus gados e matavam nas madrugadas frias e escuras. Por que nas madrugadas? Porque os donos dos gados achavam que na madrugada os gados estavam descansados, ou seja, dormindo e seria melhor para matá-los. E também para que pudessem levar suas carnes para seus açougues, bem cedinho, fresquinhas.
Muitas vezes, quem matavam os gados eram os próprio donos. Eles não eram profissionais nesta áreas, mas a precisão fez com que exercesse esta função de matar o gado, para não ter de pagar caro e acabar tomando prejuízo com coisas que eles podiam fazer.
Mas o tempo foi passando e a vigilância sanitária resolveu que aquele lugar não era mais adequado para aquele tipo de atividade, e os açougueiros foram obrigados a enviar seu gado para Santo Antônio de Jesus, onde até hoje é usado para abater o gado e transportado e distribuído em Laje.
Hoje, o matadouro é um novo lugar. A parte onde era usado para limpar e guardar a carne foi transformada em salas, pois, atualmente, funciona o projeto Mais Educação da Escola Municipal Professor Padre Walter Jorge Pinto de Andrade, colégio que ensina alunos do 1º ao 3º ano do ensino Fundamental. Uma atividade importante, pois as crianças ficam neste espaço, em turno oposto ao que estuda, aperfeiçoando seus conhecimentos.
O antigo matadouro, como é chamado pela comunidade, virou espaço para o Mai Educação. Um lugar de grande importância para a comunidade que em vez de abater gados, instrui crianças para que tenham um futuro mais digno. Este lugar faz parte do centro histórico de Laje e ainda é um lugar muito importante para a sociedade lajista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário