- Thailane
- Kassiane
- Letícia
- Rainara Jesus
- Marla
7º ano C
A Festa Junina
As festas juninas, em geral, são realizadas no mê de junho. Nessas festas costumam ter comida típicas como: milho e pipoca. Além disso, tem outras atrações como o forró pé de serra. As vestimentas costumam ser roupas quadriculadas, botas, duas tranças e pintas nas bochechas.
Licor do Jegue
O Licor do Jegue, geralmente, é realizado no segundo domingo do julho, e acontece há 9 anos na cidade de Laje-Ba. Os organizadores são Roque Fino e Eliene e conta com a participação de cerca de 100 pessoas. A preparação começa um mês antes da data. Esse evento é patrocinado por vários comerciantes da cidade, e uma das maiores atrações é um jegue todo enfeitado, carregando dois vasos de licor que vai na frente da multidão pelas ruas da cidade.
Várias pessoas dançam atrás do trio ou carro de som e todo mundo alegre. A foto mostra o evento percorrendo a Praça Raimundo José de Almeida, tirada por Kassiane, na tarde do dia do evento.
Um homem vai guiando o jegue pelas ruas, distribuindo licor para que desejar. Foto tirada por Letícia da Praça Raimundo José de Almeida.
Nesta foto tirada por Thailane, mostra o local da parada final do evento, Rua da Estação. Nela é possível ver barracas montadas e o povo a espera da festa.
A foto de Letícia Calhau mostra o carro de som que acompanhou o Licor do Jegue neste ano de 2015. Quando ele passa ninguém fica parado.
Nesta foto de Marla o cantor de uma banca local anima as pessoas.
As pessoas estão curtindo a festa como pode ser visto nesta foto de Rainara Jesus.
Além do forró pé de serra, o evento reúne várias barracas com variedades de quitutes e bebidas, principalmente de licor. Letícia Calhau fotografou a barraca de Nice.
Algumas pessoas curtindo da festa na rua da Estação. Dentre elas destaca-se Maria Paula (Primeira foto), Leydy Cerqueira e Elisângela Calhau (segunda foto).
Na foto de Marla, brinquedos onde as crianças podem se divertir.
Patrimônio Cultural
O Licor do Jegue é um patrimônio cultural porque ele é realizado todos os anos pelas pessoas que não querem deixar o dia do licor passar em branco. Nesse dia temos o licor, o forró pé de serra e principalmente o jegue que passa pelas ruas com a multidão distribuindo licor. Todo esses símbolos marcam a tradição do povo de Laje nos festejos juninos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário