- Alan Fernandes dos Santos
- Jany Evelly de Jesus Santiago
- Julianna da Silva Costa
- Nailane Brandão dos Santos
- Vaneska Silva Santos
9º ANO B
Cruzeiro é uma cruz, geralmente de pedra, colocada sobre uma plataforma com alguns degraus, também pode ser encontrada em áreas externas das igrejas, em cemitérios, em lugares elevados, em praças, ou em encruzilhadas de caminhos. Em Laje, município localizado no Vale do Jiquiriçá, estado da Bahia, um cruzeiro foi erguido em uma montanha rochosa, que atrai a atenção tando dos moradores da cidade, como dos visitantes.
Foto do Cruzeiro visto do centro da cidade, tirada do Belvedere, localizado em frente ao cruzeiro, na margem esquerda do Rio Jiquiriçá, onde a visualização é bem próxima, mostrando em meio à vegetação, a montanha rochosa e o cruzeiro. (Foto de Julianna Costa, julho/2015).
O cruzeiro encontra-se em cima de um rochedo, que está localizado na margem direita do Rio Jiquiriçá, na estrada que dá acesso a uma localidade rural de Laje, chamada Ronco D'Água, e pode ser visto de vários lugares da área urbana, para lembrar, a quem olhar, a sua fé, ou seja, sua crença em Cristo que morreu na cruz para salvar a humanidade.
FOTOS TIRADAS DE VÁRIAS RUAS DA CIDADE DE LAJE:
O Cruzeiro visualizado do centro da cidade, na Praça da Matriz, fotografado ao lado da Igreja Matriz, mostrando um pedaço da antiga prefeitura. (Foto de Jany Evelly Santiago, julho/2015).
Nesta foto, o Cruzeiro é visto da Rua 20 de Julho. (Foto de Julianna Costa, julho/2015)
Cruzeiro fotografado da Rua Senhor do Bonfim, conhecida como Rua do Cemitério. (Idem)
Foto tirada de dentro do cemitério da cidade. (Idem).
Monumento do Cruzeiro visualizado da Rua Raimundo José de Almeida, onde está o Centro Administrativo de Laje. (Idem).
Foto da cruz tirada da Rua da Ladeira, mostrando todo o monte na lado esquerdo. (Idem).
Agora, um panorama belíssimo da cidade, visualizado de um dos pontos mais alto da cidade, na Rua da Ladeira. Nesta foto, é possível ter uma ideia da localização do Cruzeiro. (Idem).
Cruzeiro visualizado do Loteamento Santana, outro ponto alto da cidade, próximo a Rádio Líder FM. (idem )
Sobre o ano de sua construção é incerto, entre as décadas de 1950 e 1960. Feita de concreto, com cerca de 3 metros de altura, o Cruzeiro é usado pela Igreja Católica como ponto d chegada de caminhadas penitenciais, pois é um símbolo religioso que representa a cruz onde Cristo havia sido pregado. Como marco da Igreja Cristã, também é importante para outras religiões que usam a cruz na adoração.
Foto do cruzeiro, vista de frente com algumas plantas, tirada no alto do rochedo. (Foto de Jany Evelly Santiago, junho/2015).
Não pode ser esquecido como ponto turístico, que atrai muitos curiosos, que se dirigem até o local a pé, enfrentando o cansaço da caminhada, para de lá visualizar a beleza e a sensação de paz proporcionada pelo contado com a natureza.
FOTOS TIRADAS NO ALTO DO CRUZEIRO:
Foto tirada da subida do rochedo, onde mostra sua vegetação, e lá no alto, o Cruzeiro. é possível ver uma tela, onde são colocadas mensagens iluminadas para as pessoas que o observa a noite. Atualmente temos a mensagem "BOAS FESTAS". (Idem).
Foto bem próxima ao Cruzeiro, que mostra o canteiro construído sobre a pedra, e nele, a cruz, flores e um dos refletores que o ilumina a noite. (Idem).
Cruzeiro visto de lado, foto tirada do alto do Cruzeiro. Nela é possível ver os detalhes da pedra, do canteiro construído e a tela onde está a mensagem BOAS FESTAS. (Idem)
Pôr do sol visualizado do alto do Cruzeiro, uma das atrações para os visitantes do local, assim como o nascer do sol. (Foto de Juluanna Costa)
Foto da Cruz sedo iluminada pelo sol. (Idem)
Vista panorâmica de parte da cidade de Laje. Lá no alto está a Rua da Ladeira. Além de contemplar o nascer e o pôr do sol, também é possível admirar a beleza do Rio Jiquiriçá e da nossa cidade.
A cruz é cheia de superstições e histórias, algumas inusitadas. Entrevistamos a senhora Rita, uma mulher bem religiosa, ela nos contou que "certo dia, dois homens brigavam, ocasionando a morte de ambos, que melaram d sangue a cruz que anteriormente ficava na frente da igreja. O padre então resolveu mudar a cruz de lugar, para cima do rochedo..." Várias histórias rodam a cruz, muitas incertas. Ela também nos falou que a cruz tem grande significado para a Igreja Católica, toda sexta-feira santa ou da paixão, é feita uma peregrinação até o Cruzeiro, e lá fazem um momento de oração.
Esta cruz é um patrimônio cultural porque está ligada aos costumes religiosos do povo lajista. Além disso, a história tem sido conservada e relembrada pelo povo, sendo d alto valor cultural. É usada para relembrar a fé a cada dia, um patrimônio material, e principalmente, um patrimônio da fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário